O Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), teve início nesta segunda-feira, 2 de dezembro, reunindo especialistas, gestores e líderes das principais empresas de saneamento do Brasil para discutir os desafios e avanços no saneamento básico.
O primeiro dia de evento trouxe uma programação diversificada, incluindo a apresentação de 67 casos de sucesso em que organizações reconhecidas compartilharam suas melhores práticas, contribuindo para a disseminação do conhecimento e o aprimoramento contínuo do setor em todo o país.
Ao longo de suas 27 edições, o PQNS busca inspirar as empresas a adotarem práticas cada vez mais inovadoras e sustentáveis, contribuindo diretamente para a universalização do saneamento no Brasil e para a melhoria da qualidade de vida da população.
O PNQS 2024 oferece uma série de painéis e sessões temáticas focadas em eficiência operacional, universalização dos serviços e modernização da infraestrutura de saneamento. Os participantes têm a oportunidade debater soluções inovadoras que impulsionam a qualidade e a sustentabilidade dos serviços de saneamento no Brasil.
A programação inclui ainda discussões sobre a gestão de ativos no saneamento ambiental, práticas de eficiência operacional e estratégias de inovação na gestão do setor.
O ciclo inicial foi intenso, marcado pela dedicação e empenho de todos, em consonância com a missão do prêmio: a busca pela gestão de excelência.
Fechando o primeiro dia de evento, o Seminário Benchmarking reuniu oito empresas para debater “Clientes, Sociedade, Conhecimento e Inovação”.
Mercado e atuação sustentável foram os temas apresentados pela SANASA. Responsabilidade socioambiental foi o tema da IGUÁ – Águas Cuiabá e da IGUÁ Rio.
Os distritos de Uruaçu e Luziânia da SANEAGO trouxeram experiências sustentáveis com clientes, e o distrito de Inhumas falou sobre segurança socioambiental.
A área de Conhecimento, Inovação e Tecnologia teve a AEGEA – Águas de Campo Verde apresentando experiência de conhecimento essencial e a SABESP ON – Superintendência Norte falando sobre a internalização de conhecimento.
O painel abordou temas como a importância dos indicadores e da autonomia para as pessoas envolvidas, evolução de processos, o olhar para o futuro e o quanto ele impacta nas expectativas da sociedade, antecipação das necessidades dos clientes, assim como o relacionamento nas operações e com clientes, mostrando que a universalização do saneamento é uma jornada de passos diversos e bastante complexos.
Sobre o PNQS
O PNQS é reconhecido como uma das mais importantes premiações de qualidade em saneamento no Brasil, destacando empresas e iniciativas que se sobressaem em gestão, inovação e sustentabilidade. A edição de 2024 reforça o compromisso da ABES em promover a excelência no setor, incentivando a troca de experiências e a implementação de práticas que contribuam para a universalização e a melhoria dos serviços de saneamento no país.