CNQA apresenta novidades do PNQS Ciclo 2023; Seminário de Benchmarking e Premiação acontecerão de 19 a 21 de novembro

Considerado o Oscar do Saneamento no Brasil, o evento acontecerá, de forma presencial, no Hotel Tauá Atibaia/SP. As inscrições estão abertas.

Na última sexta-feira, 11 de agosto, o Comitê Nacional da Qualidade em Saneamento ABES (CNQA) apresentou as novidades do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS Ciclo 2023. A premiação foi instituída há 26 anos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento.

A cerimônia de reconhecimento deste ano será de 19 a 21 de novembro, no Hotel Tauá Atibaia, que fica na Rod. Dom Pedro I, Km 86 – Rio Abaixo, Atibaia, SP. Os valores para participação no evento estão disponíveis no site do evento (acesse aqui).

As novidades deste ciclo 2023 foram anunciadas por Samanta Souza, coordenadora geral do CNQA, e por Josivan Cardoso, secretário geral do Comitê. Na ocasião, a coordenadora adjunta Ana Malateaux realizou a apresentação do evento online.

“Desde o ano passado, a gente fez pesquisas para levantar necessidades e expectativas de todos os interessados no tema. A partir das expectativas e da análise crítica do nosso ciclo, que a gente faz dentro do comitê, é que a gente traz as novidades do PNQS para a cerimônia desse ano, para o ano que vem, para que a gente compartilhe, preste contas com vocês e incentive cada vez mais a participação de todos nesse ciclo”, afirmou Samanta.

“Estamos aqui novamente, junto com esse grupo lindo que constrói nosso PNQS e CNQA e todos que estão nos ouvindo. Todos os anos, é um grande processo, que pode ser posto como sendo exemplar para a produtividade do nosso ciclo, a cada ano melhorando a nossa perspectiva”, ressaltou Josivan Cardoso.

Novidades do PNQS 2023

A primeira novidade é que o seminário não terá apenas um anfitrião. Serão quatro empresas, abrangendo os setores público e privado. A segunda é que aqueles que forem elegíveis para o seminário terão um período maior de apresentação, para que o expositor tenha a oportunidade de detalhar um pouco mais os cases.

Neste ano também, para que todos estejam mais preparados, a organização está antecipando a divulgação dos cases elegíveis. O anúncio será em um único evento, no dia 20 de outubro de 2023.

Há também temas estratégicos de painéis e palestras magnas. O modelo será semelhante ao de 2022, trazendo assuntos como regulação, relacionamento com clientes e gestão de pessoas, operação, entre outros.

Os temas transversais serão inovação em processos de saneamento focado em smart cities, indicadores regulatórios, gestão por eficiência baseada na regulação e painel de gente. A palestra magna terá dois temas, um em cada dia. O primeiro será sobre o segredo do saneamento do sucesso e o outro será sobre neurociência e os aspectos inconscientes da comunicação no saneamento.

O PNQS terá ainda um talk show com os convidados, representantes das empresas conhecidas, e todos os cases finalistas. A equipe de comunicação da ABES estará dedicada a atuar neste sentido e trazer flashes onde todos terão a oportunidade de trazer informações e conhecimento para toda a comunidade do saneamento.

Terá também a possibilidade de os cases finalistas fazerem um ABES Conecta para a apresentação dos temas no início de 2024. Ainda com o objetivo de compartilhar o que será discutido durante o seminário.

Outra novidade será uma revista digital com o ciclo do saneamento do PNQS de 2023. Os principais executivos das empresas terão a oportunidade de serem entrevistados, para trazer cases de sucesso.

Em setembro, serão retomadas as missões internacionais para as empresas reconhecidas. A equipe do CNQA e os reconhecidos dos últimos três anos estarão no Chile e, junto a essa missão, será disponibilizado um tutorial sobre a visita, de forma pioneira.

Assista ao webinar, na íntegra: