Maria Ângela Dumont Sargaço ministrou palestra no painel sobre adaptabilidade e perspectivas do único prêmio de saneamento no mundo
Por Hugo Dourado
Um dos painéis com o tema “Adaptabilidade Olhar para o Futuro”, realizado nesta sexta, 18 de dezembro, no último dia do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS Ciclo 2020, abordou o CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES. O painel contou com palestra de Maria Angela Sargaço, coordenadora Adjunta do Comitê. O evento foi aberto ao público e transmitido pelo canal da ABES no YouTube.
Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES, por meio do CNQA, esta edição do prêmio foi realizado por meio de plataforma digital.
O painel foi apresentado por Aparecida Oliveira, membro do Comitê, e contou também com participação de Márcio Romero, secretário do CNQA.
Na ocasião, Maria Ângela explicou os princípios que determinam o PNQS e lembrou que este é o único prêmio de saneamento no mundo. Ela detalhou as quatro categorias que compõem a premiação IGS, PEOS, AMEGSA e SFQSA.
Maria Angela destacou a categoria Inovação da Gestão do Saneamento, que neste ano teve dois temas: Transformação Digital e Gestão Avançada. falou sobre as principais realizações do PNQS, de 2017 até 2020, com a atualização do logo, criação de novas categorias e novos troféus.
Mencionou ainda a decisão de manter a edição 2020 do PNQS e a necessidade de adaptabilidade para sua realização neste ano, devido às limitações impostas pela pandemia. A coordenadora adjunta listou as ações tomadas, como adequação do calendário do ciclo para se realizar em 2020 e a criação de cursos EAD.
Outro ponto importante, segundo Maria Angela, foi utilizar examinadores mais experientes, porque não seria viável formar novos com as imposições de isolamento social necessárias para manter a segurança e saúde de todos. Para ver este painel na íntegra, acesse aqui.